sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Espaguete com molho de tomate fresco

Hoje em minhas andanças encontrei no blog Pingo de Sonho uma receita bem simples, mais deliciosa de Espaguete com molho de tomate fresco. Receita certa para um final de semana em casa com a família. A receita foi retirada do livro Manual Prático de Cozinha Vegetariana.

Para 4 pessoas:675 g de tomates maduros sem pele, 60 ml/4 colheres de sopa de azeite, 1 cebola picada, alho, 350 g de esparguete, folhas de manjericão, sal, pimenta preta e queijo parmesão.

1. Dê um golpe em cruz na base de cada tomate e coloque-os numa tigela de pirex. Cubra-os com água a ferver durante 30 segundos ou até a pele começar a enrugar e a encolher a partir do golpe em cruz que lhes deu. Escorra-os, retire-lhes a pele e pique-os grosseiramente.

2. Aqueça o azeite numa frigideira e cozinhe a cebola (e o alho) em lume brando durante 5 minutos, até amaciar e ficar ligeiramente alourada. Junte o tomate e tempere com sal e pimenta a gosto. Tape a frigideira em lume brando cerca de 30 minutos, mexendo ocasionalmente.

3. Ferva água temperada com sal numa panela grande e coza o esparguete.

4. Retire o molho do lume e prove para rectificar o tempero. Escorra a massa e regue-a com o molho e misture tudo muito bem. Polvilhe como o manjericão fresco e sirva imediatamente com o queijo por cima.

Conseguir manjericão fresquinho não é tão fácil. A solução encontrada por muitos é ter sua própria plantação em casa. A ReciclaMundo tem uma coleção de latinhas com sementes para que você possa ter seus vasinhos com temperos fresquinhos ou lindas flores.

Além da latinha de manjericão, temos de óregano, calêndula, capuchinha, salsa, sálvia, tomilho e arruda. Você pode encontrar nas lojas ou comprar pelo site mesmo www.reciclamundo.com.br

Nenhum comentário: